Bem vindo ao MultiracingFSR.com! • Junte-se à nossa crescente comunidade de 4319 membros registados por todo o mundo! • Clique aqui para se registar!

Regras do Fórum


O fórum MultiracingFSR.com é uma iniciativa para promover e divulgar o Modelismo Náutico Radiocontrolado em Portugal. A sua área de actuação são os barcos rápidos em geral, nas vertentes lazer e competição.

A fim de manter o bom funcionamento do fórum e evitar problemas, por favor siga estas simples regras. Se tiver dúvidas ou problemas, entre em contacto com a administração do fórum.

O nosso objectivo no MultiracingFSR.com é manter um ambiente familiar, divertido e limpo, estas regras ajudam a garantir que pessoas de todas as idades e formações irão desfrutar deste fórum.

Estas regras poderão ser alteradas em qualquer altura e sem aviso prévio mas será sempre efectuado um anúncio sobre as eventuais alterações.

  1. Gerais

    1. Entende-se por “Membro” uma pessoa que se tenha registado de modo a poder usar o fórum de forma activa ou passiva. Todos os “Membros” tem os mesmos direitos e deveres no fórum devendo cumprir integralmente as regras definidas.
    2. O registo, consulta e participação no fórum são gratuitos. A utilização do MultiracingFSR.com deverá ser sempre encarada como um previlégio concedido e não como um direito adquirido.
    3. O fórum “MultiracingFSR.com”, cujo indicador universal de recursos “URL” é “http://forum.multiracingfsr.com/”, não se responsabiliza por qualquer mensagem colocada por qualquer membro, não poderá ser responsabilizado pelos seus conteúdos ou pela forma como os “Membros” aplicam a informação aqui descrita.
    4. Nunca revele a senha de email ou a senha utilizada no MultiracingFSR.com a ninguém. O MultiracingFSR.com ou os seus moderadores nunca solicitarão dados de acesso a ninguém. É importante ser mencionado de modo a prevenir que terceiros possam utilizar o nosso nome para obter senhas dos nossos membros.
    5. As secções do MultiracingFSR.com são direccionadas para conteúdos muitos específicos, os membros deverão a ler as descrições das mesmas antes de colocar mensagens ou tópicos de modo a garantir que estão a escrever na secção correcta. Esta regra é muito indulgente, contudo os utilizadores que repetidamente colocarem mensagens nas secções erradas, apesar da correcção efectuada dos moderadores, poderão receber uma advertência.
    6. Os membros deverão usar títulos adequados e descritivos ao colocarem um novo tópico. Exemplos de títulos ruins incluem: “Ajudem-me!”, “Não sei o que fazer!”, etc. Exemplos de bons títulos são: “Colocar um motor nitro a trabalhar”, “Problema com transmissor”, etc.
    7. O MultiracingFSR.com é direccionado para o público em geral portanto mensagens de natureza sexual, conteúdo pornográfico, ou de natureza ofensiva em geral, tais como texto, imagens, links, etc. não serão tolerados e levarão a uma advertência imediata. Se um nome de utilizador for considerado ofensivo, será imediatamente alterado e o será solicitado ao utilizador a escolha de um outro, mais apropriado.
    8. Os membros não deverão colocar mensagens, atalhos ou imagens de conteúdo obsceno, vulgar, racista, ofensivo ou ilegal no MultiracingFSR.com, tal será removido e poderá levar a uma advertência, se necessário.
    9. Não é permitido utilizar qualquer artifício ou método para contornar ou evitar o filtro de conteúdos.
    10. Não é permitido ofender outros membros ou grupos de membros. Isto inclui, mas não está limitado a: ridicularizar, insultar ou humilhar outro membro ou grupo de membros, tal comportamento não será tolerado e poderá levar a uma advertência e as mensagens de ofensa removidas ou o tópico bloqueado.
    11. Não é permitido provocar outros membros. Provocar inclui a tentativa de aborrecer, chatear ou incitar outro membro. Tal comportamento poderá levar a uma advertência e as mensagens de ofensa removidas ou o tópico bloqueado.
    12. Não é permitido perseguir, assediar ou abusar de outros membros em tópicos, mensagens privadas, assinaturas, avatares ou perfis. Isto inclui a perseguir os outros membros, tanto online como na vida real. Tal comportamento levará a uma advertência ou à expulsão.
    13. Não é permitido violar a privacidade de outros membros colocando mensagens que divulguem publicamente informações pessoais sobre eles, por exemplo, nomes completos, moradas, endereços de email ou números de telefone. Isto inclui a revelação do conteúdo de mensagens privadas ou emails sem a prévia autorização do remetente. A excepção inclui a notificação a moderadores de uma violação por meio de canais privados, como por exemplo o sistema de mensagens privadas.
    14. Não é permitido bloquear a publicidade exibida no fórum. A exibição da publicidade é monitorizada e o seu bloqueio resultará na restrição automática do acesso aos diversos conteúdos.
    15. Estas as regras aplicam-se igualmente ao sistema de mensagens privadas, o abuso do sistema de Mensagens Privadas irá resultar numa advertência.
    16. Os direitos de autor de outros utilizadores, sites, media, etc. deverão ser respeitados pelos membros. O cruzamento ou o pedido de informações sobre warez, crackz, etc, ou re-impressão de material sem permissão resultarão numa advertência e na remoção da mensagem.
    17. Os membros não deverão fazer uso excessivo de smilies, escrever utilizando calão, texto curto (tipo SMS), palavrões abreviados ou TUDO EM MAIÚSCULAS, nas mensagens e tópicos. A utilização repetida deste métodos resultará numa advertência.
  2. Suporte

    1. O suporte é oferecido apenas através dos fóruns. O suporte não é dado através de mensagens privadas, mensagens instantâneas ou no chat. A razão para isto é que o suporte privado só ajuda uma única pessoa, enquanto que o suporte nos fóruns permite que todos beneficiem dessa ajuda. Os pedidos repetidos de apoio através do chat ou outros meios privados podem constituir uma advertência.
    2. Os membros não deverão abusar do chat ou do “reporte de mensagem” para chamar a atenção para um seu tópico ou questão de suporte. Tais acções são consideradas spam e o utilizador será advertido se necessário.
    3. Os membros deverão abster-se de ressuscitar excessivamente os seus tópicos ou questões de suporte até estar decorrido um período razoável de tempo (no mínimo 48 horas). Este período é necessário de modo a permitir que moderadores e membros possam responder à questão ou tópico. A ressuscitação excessiva e repetida poderá resultar numa advertência.
    4. Os membros deverão abster-se de exigir apoio dos restantes membros do MultiracingFSR.com. Todos os membros do MultiracingFSR.com darão apoio de seu livre-arbítrio e tal comportamento rude não é bem-vindo e poderá resultar numa advertência.
    5. É estritamente proibido contactar moderadores de modo privado (através de qualquer método) para solicitar apoio. Os utilizadores que contactarem moderadores deste modo serão advertidos sempre que necessário.
    6. Os membros não deverão colocar tópicos e/ou mensagens duplicadas ou cruzar vários tópicos ou mensagens. A colocação excessiva de mensagens ou tópicos duplicados resultará numa advertência.
  3. Spam

    1. O spam não é tolerado em qualquer circunstância. Isto inclui a oferta de serviços (pagos ou gratuitos), solicitações, etc. Os utilizadores que coloquem spam serão advertidos e as suas mensagens apagadas. Se deseja anunciar no MultiracingFSR.com, por favor consulte a página de Publicidade.
    2. Não é permitido no MultiracingFSR.com promover um site próprio ou fórum, isso inclui auto-promoção, mensagens de propaganda ou publicidade, anúncios de concursos ou mensagens exibicionistas. Os membros não poderão promover o seu próprio site através das suas mensagens, tais mensagens são consideradas spam e poderão resultar numa advertência.
    3. O recrutamento de membros para seu próprio site (moderadores, designers, programadores, etc.) em mensagens e tópicos não é permitido e é considerado spam.
  4. Assinatura

    1. Os membros deverão manter as imagens da assinatura relativamente pequenas de modo a permitir que os tópicos carreguem rapidamente.
    2. As imagens da assinatura estão limitadas a duas, a um tamanho combinado de 50 KB e dimensões não superiores a 600px de largura e 90px de altura.
    3. Na assinatura não são permitidas imagens animadas ou intermitentes ou em formato flash.
    4. O texto não deverá ter um tamanho superior a 100%. São permitidas 5 linhas de texto sem imagens ou 2 linhas de texto com imagens, limitado a 200 caractéres.
    5. Não são permitidos atalhos ou endereços de email nas assinaturas.
    6. O conteúdo da assinatura deverá obedecer às regras normais do fórum no que diz respeito à decência.
    7. As assinatura não poderão conter material obsceno, vulgar, racista, ofensivo ou ilegal. O conteúdo ofensivo será eliminado e o utilizador advertido.
    8. O conteúdo da assinatura poderá ser removido e/ou as permissões de assinatura revogadas se um utilizador recusar os pedidos dos moderadores para alterar ou remover o seu conteúdo.
  5. Avatar

    1. Os avatares definidos pelo utilizador poderão conter animação suave mas não deverão ser intermitentes ou atrair a atenção com a animação.
    2. Os avatares estão limitados a 64 KB e dimensões não superiores a 90px de largura e 90px de altura.
    3. Os avatares não deverão conter uma imagem que tente retratar o utilizador como tendo um estatuto oficial no MultiracingFSR.com (como imitar ranks ou copiar avatares de responsáveis no fórum).
    4. Os avatares deverão obedecer às regras normais do fórum no que diz respeito à decência e assim por diante.
    5. Os avatares não poderão conter material obsceno, vulgar, racista, ofensivo ou ilegal. Os avatars ofensivos serão eliminados e o utilizador advertido.
    6. Os avatares poderão ser removidos e/ou as permissões de avatar revogadas se um utilizador recusar os pedidos dos moderadores para alterar ou remover o seu conteúdo.
  6. Foto

    1. As fotos deverão mostrar exclusivamente o utilizador, preferencialmente apenas a cabeça, tipo foto de documento.
    2. As fotos estão limitadas a 100 KB e dimensões não superiores a 150px de largura e 200px de altura.
    3. As fotos não deverão conter elementos que tentem retratar o utilizador como tendo um estatuto oficial no MultiracingFSR.com.
    4. As fotos deverão obedecer às regras normais do fórum no que diz respeito à decência e assim por diante.
    5. As fotos não poderão conter material obsceno, vulgar, racista, ofensivo ou ilegal. Os avatars ofensivos serão eliminados e o utilizador advertido.
    6. As fotos poderão ser removidas e/ou as permissões de foto revogadas se um utilizador recusar os pedidos dos moderadores para alterar ou remover o seu conteúdo.
  7. Moderação

    1. No MultiracingFSR.com não é permitida a moderação passiva. Se verificar uma situação que possa não estar de acordo com as regras estabelecidas, por favor utilize a opção “reporte de mensagem” existente nas mensagens para que um moderador possa verificar a situação. Os membros que ajam constantemente como moderadores serão advertidos.
    2. Os administradores poderão ser obrigados a ler mensagens privadas específicas em caso de investigação para verificar a violação de regras ou acções ilegais através do sistema de mensagens privadas.
    3. Os moderadores reservam o direito de editar ou remover qualquer mensagem em qualquer momento. A determinação do que é interpretado como indecente, vulgar, spam, etc. como indicado nestes pontos é decidido pelos Moderadores e nunca pelos utilizadores. O MultiracingFSR.com reserva também o direito de expulsar qualquer utilizador que intencionalmente viole as regras do fórum, acesso ao mesmo é um privilégio e não um direito.
    4. Embora estas regras cubram as situações mais comuns, não podem antecipar tudo. Consequentemente o MultiracingFSR.com reserva o direito de tomar quaisquer medidas que considerem adequadas para garantir que o fórum não é interrompido ou abusado de qualquer forma.
    5. Todas as regras aqui mencionados se aplicam a todo o site, incluindo mas não limitado ao chat, mensagens privadas, mensagens e comentários.
    6. Os membros não deverão contactar os moderadores para moderação (mover/dividir/fundir/eliminar) de tópicos ou mensagens. Em vez disso deverá ser utilizada a opção de reporte de mensagem localizada nas mensagens. Os membros não deverão também abusar da opção de reporte de mensagem. O contacto excessivo com os moderadores para moderação não urgente ou a utilização abusiva da opção de reporte de mensagem poderão resultar numa advertência.
  8. Advertências e Expulsões

    1. Se um membro violar uma regra menor, este será advertido por um moderador por mensagem privada. Este tipo de advertências não é contabilizado no sistema oficial de advertências do membro.
    2. Se o membro continuar a violar a mesma regra, uma advertência oficial será emitida por um moderador.
    3. Discutir com moderadores e/ou administradores após ter recebido uma advertência irá resultar de imediato numa nova advertência. Se forem excedidas três destas advertências, o membro será temporariamente suspenso (expulsão temporária).
    4. Qualquer tentativa de contornar uma suspensão (expulsão temporária) irá levar a que a mesma se torne permanente.
    5. Os membros que se sintam injustamente advertidos são encorajados a contactar um dos Administradores.
    6. A violação de regras no chat como discutir ou ofender ou se existir necessidade de promover a paz e exercer um pequeno periodo de tréguas, os moderadores poderão, de acordo com o seu critério, aplicar suspensões temporárias entre 30 minutos e 24 horas. Isto não será contabilizado no total de advertências oficiais do membro.
    7. Quatro advertências num período de 30 dias irão resultar na expulsão permanente e imediata. As advertências expiram ao fim de 30 dias.
  9. (reservado)

  10. Concursos de Fotografia

    1. Todos os membros podem participar e colocar fotos nestes tópicos.
    2. Cada membro só pode colocar uma foto por concurso, sem qualquer tratamento ou manipulação digital, com o tamanho máximo de 800x600px e mínimo de 640x400px.
    3. As fotos a concurso deverão ter título, incluir obrigatoriamente o nome do autor e o nº da foto (exemplo: Foto 1: Manuel - Titulo) e opcionalmente uma breve legenda ou comentário.
    4. São admitidas quaisquer fotos em que o tema seja o modelismo náutico, entenda-se barcos rápidos, que tenham sido tiradam pelo próprio ou que sejam dum barco/modelo do próprio (poderá ser solicitado o ficheiro original contendo a informação Exif) e que ainda não tenham participado em quaisquer concursos anteriores onde tenham sido consideradas válidas para votação.
    5. Caso seja colocada uma foto que não respeita a alínea d), será solicitado ao membro que proceda à sua troca, caso não o faça a mesma será retirada de concurso.
    6. Caso dois membros coloquem a mesma foto, prevalece a foto do membro que fotografou (em deterimento do membro possuidor do barco/modelo).
    7. Não se pode trocar de fotografia durante o concurso, salvo o escrito nas alíneas e) e f).
    8. As fotos terão de ser adicionadas à mensagem por anexo (inserido na linha) não podendo ser linkadas fontes externas (ex.: photobucket, imageshack, etc.).
    9. São admitidas as fotografias até às 23h59m do último dia do concurso.
    10. A votação será efectuada durante os primeiros 15 dias após o último dia do concurso.
    11. Cada membro participante terá de votar por ordem decrescente três fotografias com pontuação de 1 a 3 pontos.
    12. A não votação dum membro participante resultará na exclusão da sua foto a concurso.
    13. Não é permitido votar na própria fotografia.
    14. Em caso de dupla votação, apenas será considerada a primeira.
    15. É permitido editar a votação apenas uma vez, as que forem editadas mais vezes serão excluidas.
    16. Os restantes membros do fórum poderão votar igualmente.
    17. Em caso de empate por pontos, vence a fotografia com mais atribuições de 3 pontos, e assim sucessivamente.
    18. A foto vencedora será automaticamente colocada no concurso “Foto do Ano”, em tópico criado para o efeito.
    19. No concurso anual participarão no mínimo 8 fotos pelo que é possível que segundos e terceiros lugares possam ser repescados para a participação na “Foto do Ano”.
    20. A repescagem será efectuada quando o número de fotografias colocadas automaticamente no concurso “Foto do Ano” não for suficiente para a sua realização (por outras palavras, sempre que sejam realizados menos de 8 concursos durante o ano).
    21. Primeiramente serão colocadas no concurso as fotos que obtiveram os mesmos ou mais pontos que o primeiro lugar menos pontuado.
    22. Se o número de fotos continuar insuficiente, serão colocadas no concurso as fotos que obtiveram os mesmos ou mais pontos que o segundo lugar menos pontuado.
    23. Se ainda assim o número de fotos for insuficiente, serão colocadas no concursos todas as fotos que tenham conquistado segundos e terceiros lugares.
    24. O concurso “Foto do Ano” estará em votação durante 30 dias após a sua colocação e aplicam-se as alíneas de k) a p) destas regras.
    25. Caso existam prémios a atribuir, os mesmos serão descritos na primeira mensagem do tópico de cada concurso.
    26. O tópico aberto para cada concurso, somente terá as fotografias de cada participante, qualquer outro assunto será eliminado ou discutido em tópico a criar para o efeito.
  11. Donativos

    1. Os donativos ao MultiracingFSR.com são facultativos, efectuar donativos ou apoiar o MultiracingFSR.com não concede ao membro qualquer direito, privilégio especial ou estatuto. O MultiracingFSR.com não vende ou tenta vender qualquer produto, software ou serviço. O donativo é um item não-reembolsável considerado um “presente” para apoiar e suportar o MultiracingFSR.com.
    2. Embora os apoiantes recebam uma classificação especial no MultiracingFSR.com, em nenhum momento estão isentos de moderação ou de qualquer regra do MultiracingFSR.com presente nesta página. Os apoiantes podem também ser advertidos e expulsos se necessário. Os apoiantes não poderão exigir um tratamento ou apoio especial. Repedidos pedidos de apoio ou de tratamento especial irão resultar na remoção do membro do grupo de apoiantes sem reembolso e poderão resultar numa advertência.
    3. Como “Agradecimento” pelos donativos ao MultiracingFSR.com, uma lista pública de apoiantes é disponibilizada na página de Donativos. Os apoiantes poderão solicitar o seu anonimato ou que o montante doado seja mantido confidencial. Em nenhuma circunstância os apoiantes terão “direito” a qualquer benefício oferecido pelo MultiracingFSR.com.
  12. Classificados

    1. O custo actual para anunciar nos classificados do fórum é de € 1.00 por artigo e de € 5.00 por serviço.
    2. O custo será três vezes superior para membros registados há menos de 30 dias, sem apresentação efectuada no fórum ou com menos de 10 mensagens.
    3. Os classificados são da inteira responsabilidade dos anúnciantes e não existe do MultiracingFSR.com nenhuma responsabilidade sobre os anúncios vinculados e negocições firmadas entre vendedor e comprador.
    4. Os classificados só poderão ser utilizados para anúncios relacionados com modelismo náutico rádiocontrolado.
    5. Os anúncios deverão ser colocados na secção correcta (compras/procuras ou vendas/ofertas), sendo que os colocados incorrectamente serão alterados de secção sem aviso prévio.
    6. Cada tópico deve conter toda a informação necessária para facilitar e incentivar à acção que se pretende, proporcionando sempre que possível os contactos e correcta descrição dos vários items.
    7. O preço deverá constar no classificado no caso de se tratar de uma venda.
    8. A interacção dos diversos membros com o anunciante deverá ser feita preferencialmente por mensagem privada, email ou através dos contactos fornecidos no anúncio classificado, contudo é possível interagir também com o membro no referido tópico.
    9. Os classificados devem servir os interesses dos membros do fórum e não utilizadores que se registam apenas para colocar items à venda. Estes casos poderão resultar em alerta, bloqueio de conta ou mesmo suspensão.
    10. O membro poderá em qualquer altura proceder a actualização do seu tópico, adicionando ou corrigindo informação.
    11. Cada tópico ficará activo no fórum durante um prazo de 90 dias. Poderá finalizando este tempo o tópico ser apagado ou bloqueado.
    12. A “pesquisa” do fórum permite procurar qualquer tipo de produto ou palavra numa secção específica do fórum. Deve por isso ser usada sempre que se procure alguma coisa específica.
    13. Não são permitidos anúncios genéricos de oferta (p.e. do tipo “constroem-se barcos”). Nestes casos contudo poderão ser anunciados os bens produzidos, respectiva descrição e preço.
    14. Os classificados seguem as normas gerais estabelecidas para o fórum.
    15. Todos os anúncios ou mensagens colocadas ficarão pendentes e requerem posterior aprovação pelos moderadores.
    16. Os pagamentos deverão ser efectuados até 3 dias após a colocação do classificado utilizando os meios disponibilizados em “Informação de Pagamentos” no atalho de “Publicidade” (no topo do fórum).
  13. Outlet

    1. O custo actual para anunciar no outlet é de € 1.00 por artigo e de € 5.00 por serviço. Os anúncios genéricos terão um custo cinco vezes superior.
    2. Os anúncios no outlet são da inteira responsabilidade dos anúnciantes e não existe do MultiracingFSR.com nenhuma responsabilidade sobre os anúncios vinculados e negocições firmadas entre vendedor e comprador.
    3. Os anúncios deverão ser colocados na secção correcta, sendo que os colocados incorrectamente serão alterados de secção sem aviso prévio.
    4. Cada tópico deve conter toda a informação necessária para facilitar e incentivar à acção que se pretende, proporcionando sempre que possível os contactos e correcta descrição dos vários items.
    5. É permitido vender a preço fixo ou pela melhor oferta, com ou sem preço mínimo.
    6. A interacção dos diversos membros com o anunciante deverá ser feita preferencialmente por mensagem privada, email ou através dos contactos fornecidos no anúncio, contudo é possível interagir também com o membro no referido tópico (especialmente no caso de vendas pela melhor oferta).
    7. O membro poderá em qualquer altura proceder a actualização do seu tópico, adicionando ou corrigindo informação.
    8. Cada tópico ficará activo no fórum durante um prazo de 90 dias. Poderá finalizando este tempo o tópico ser apagado ou bloqueado.
    9. A “pesquisa” do fórum permite procurar qualquer tipo de produto ou palavra numa secção específica do fórum. Deve por isso ser usada sempre que se procure alguma coisa específica.
    10. São permitidos anúncios genéricos de oferta (p.e. do tipo “constroem-se barcos”).
    11. O outlet segue as normas gerais estabelecidas para o fórum.
    12. Todos os anúncios ou mensagens colocadas ficarão pendentes e requerem posterior aprovação pelos moderadores.
    13. Os pagamentos deverão ser efectuados até 3 dias após a colocação do anúncio utilizando os meios disponibilizados em “Informação de Pagamentos” no atalho de “Publicidade” (no topo do fórum).