O que é o FSR???
FSR é a sigla ou designação internacionalmente usada para definir neste momento embarcações radiocontroladas de corrida, (com motor de combustão)
Esta sigla provem do alemão sendo as iniciais de F = ferngesteuert S = Superhet R = Rennen
Dentro desta secção existem três classes:
FSR-V V=Verbrennungsmotor
FSR-O O=Offshore
FSR-H H=Hydro-planes
Verbrennungsmotor= motor de combustão
Breve definição....
V- Protótipos de construção livre hélice submersa limitados pela cilidrada e pelo ruído:
Classes 3.5cc, 7,5cc, 15cc todos Glow e 35cc com ignição de vela.
O ruido está limitado a 80db e corre-se num circuito em forma de M no sentido contrário aos ponteiros do relógio.
O- Embarcações parecidas com as reais podendo ser monocascos ou catamarans, com hélice de superfície.
Classes 3.5cc, 7,5cc, 15cc todos Glow e 35cc com ignição de vela.
O ruido está limitado a 80db.
Corre-se num circuito oval no sentido da rotação dos ponteiros do relógio.
H- Embarcações vulgarmente chamadas hydros ou de três pontos,
o casco é portanto constituido por mais de duas partes com hélices de superfície,
Corre-se num circuito e sentido como em FSR-O e só se corre em 3.5, 7.5 e 15cc.
FSR V
São lanchas de velocidade, construídas a base de resina de poliéster ou epoxy e manta de fibra de vidro, roving, kevlar ou carbono. São quase todas protótipos executadas pelos modelistas ou a partir de um casco existente no mercado.
Movidas por um motor de explosão de dois tempos, utilizando nitro como combustível, que tem na composiçãos três ingredientes, o Metanol, nitrometano e Óleo, sob uma fórmula muito comum, de metanol, nitrometano para 18% de óleo de rícino, ou óleo sintético. O Nitrometano melhora consideravelmente o rendimento do motor tanto em marcha lenta como em potência máxima. A quantidade de "Nitro" varia de 5% até 50% , esta última percentagem é muito usada em competições, onde é necessário um alto rendimento.
Provas
Nas provas existem quatro categorias, 3,5 cc, 7,5 cc, 15 cc e 35 cc cilindrada.
As provas desenrolam-se em mangas de 15, 20 e 30 minutos, em função de serem classificações, semi-finais ou finais, num circuito em M de 350 metros distância, percorridos no sentido inverso aos ponteiros do relógio, até ao limite de 12 lanchas. O vencedor será aquele que percorrer mais voltas no tempo da prova.