Bem vindo ao MultiracingFSR.com! • Junte-se à nossa crescente comunidade de 4322 membros registados por todo o mundo! • Clique aqui para se registar!

FSR v - Breve Definição

Fórum específico.

Moderador: Azinheira

FSR v - Breve Definição

Mensagempor carlospt17 » Qui, 02 Abr 2009, 22:55

O que é o FSR???

FSR é a sigla ou designação internacionalmente usada para definir neste momento embarcações radiocontroladas de corrida, (com motor de combustão)
Esta sigla provem do alemão sendo as iniciais de F = ferngesteuert S = Superhet R = Rennen

Dentro desta secção existem três classes:
FSR-V V=Verbrennungsmotor
FSR-O O=Offshore
FSR-H H=Hydro-planes
Verbrennungsmotor= motor de combustão

Breve definição....
V- Protótipos de construção livre hélice submersa limitados pela cilidrada e pelo ruído:
Classes 3.5cc, 7,5cc, 15cc todos Glow e 35cc com ignição de vela.
O ruido está limitado a 80db e corre-se num circuito em forma de M no sentido contrário aos ponteiros do relógio.

O- Embarcações parecidas com as reais podendo ser monocascos ou catamarans, com hélice de superfície.
Classes 3.5cc, 7,5cc, 15cc todos Glow e 35cc com ignição de vela.
O ruido está limitado a 80db.
Corre-se num circuito oval no sentido da rotação dos ponteiros do relógio.

H- Embarcações vulgarmente chamadas hydros ou de três pontos,
o casco é portanto constituido por mais de duas partes com hélices de superfície,
Corre-se num circuito e sentido como em FSR-O e só se corre em 3.5, 7.5 e 15cc.

FSR V
São lanchas de velocidade, construídas a base de resina de poliéster ou epoxy e manta de fibra de vidro, roving, kevlar ou carbono. São quase todas protótipos executadas pelos modelistas ou a partir de um casco existente no mercado.

Movidas por um motor de explosão de dois tempos, utilizando nitro como combustível, que tem na composiçãos três ingredientes, o Metanol, nitrometano e Óleo, sob uma fórmula muito comum, de metanol, nitrometano para 18% de óleo de rícino, ou óleo sintético. O Nitrometano melhora consideravelmente o rendimento do motor tanto em marcha lenta como em potência máxima. A quantidade de "Nitro" varia de 5% até 50% , esta última percentagem é muito usada em competições, onde é necessário um alto rendimento.

Provas

Nas provas existem quatro categorias, 3,5 cc, 7,5 cc, 15 cc e 35 cc cilindrada.
As provas desenrolam-se em mangas de 15, 20 e 30 minutos, em função de serem classificações, semi-finais ou finais, num circuito em M de 350 metros distância, percorridos no sentido inverso aos ponteiros do relógio, até ao limite de 12 lanchas. O vencedor será aquele que percorrer mais voltas no tempo da prova.

circuito_fsrv.jpg

A cada participante é atribuído uma placa regulamentar, com um numero de 1 a 12. Esta placa é um elemento fundamental para os concorrentes e juízes de prova, pois permite distinguir mais facilmente cada embarcação.

placa_numero.jpg

Antes do inicio de cada manga os concorrentes tem cinco minutos para verificações e realização das ultimas afinações. Decorridos os cinco minutos, os motores são desligados e efectua-se uma contagem decrescente de trinta segundos, para o inicio da prova.

Eis que é chegada a hora da verdade, os motores são colocados de novo em funcionamento e as embarcações são lançadas à água. A potência do motor no momento da partida é tão grande que, algumas lanchas que mergulharam com o impulso do lançamento, voltam a sair disparadas à superfície.

Para a navegação duma Fsr V é necessário pelo menos um emissor de quatro canais, sendo um para a direcção, um para aceleração, um para afinação do carburador e por último um ou dois para o(s) estabilizador(es).

A partir do emissor, accionando o servo da direcção, podemos controlar o único leme, cuja viragem é diferente à esquerda e à direita, pois no circuito de competição existem quatro curvas à esquerda e uma só à direita.

Ao longo dos vários minutos de prova é necessário modificar a carburação do motor, pois o nível de combustível no depósito vai diminuindo devido ao consumo, alterando o peso do barco e alterando a pressão com que o combustível chega ao carburador. Para adaptar o regime do motor face a cada situação, dispomos de dois servos que controlam as agulhas de alta e baixa. Aliado a esta afinação, dispomos ainda de uma cuba de nível constante no circuito de alimentação do carburador.

Como durante as provas, o vento pode alterar as condições de navegação, dispomos de um servo, que acciona um estabilizador situado junto ao leme, forçando a proa a baixar, compensado a perda de estabilidade.

As restrições técnicas que se impõem a estas lanchas, para que cumpram as especificações de cada classe são muito poucas, e vale quase tudo se se for o mais rápido.
Precisa estar registado e autenticado para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do utilizador
carlospt17

Membro Mestre
Moderador Global
Administrador
Fundador
Membro de Clube
Doador
 
Mensagens: 3843
Tópicos: 389
Registado: Seg, 21 Jul 2008, 01:26
Localização: Setúbal
País: PT Portugal
 
Medalhas: 14
1º Lugar em Concurso Trimestral de Fotografia 2º Lugar em Concurso Trimestral de Fotografia (2) 3º Lugar em Concurso Trimestral de Fotografia (3)
1º Lugar em Concurso Anual de Fotografia 1º Lugar em Campeonato Nacional na Classe F1 3.5cc (2) 1º Lugar em Campeonato Nacional na Classe FSR V 3.5cc (2)
3º Lugar em Campeonato Nacional na Classe FSR V 3.5cc 1º Lugar em Campeonato Nacional na Classe FSR V 15cc 1º Lugar em Campeonato Nacional na Classe FSR ECO

Voltar para FSR V 3.5ccTopo

Quem está online

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes