Welcome to MultiracingFSR.com! • Join the 142 registered members from United States and the 3631 members around the world! • Click here to register!

Barcos... Eléctricos ou de Combustão?

Para tópicos sobre modelismo náutico rádiocontrolado que não possam ser inseridos noutro local.

Barcos... Eléctricos ou de Combustão?

Postby paulocapelo » Mon, 03 Jan 2011, 18:32

... é um tema bastante actual e também nos toca a todos os que estamos no modelismo náutico.

No que diz respeito ao peso, penso que é uma dupla desvantagem para os modelos eléctricos. Os modelos pesam aproximadamente o mesmo logo à partida, mas depois de umas voltas ao lago, o modelo a combustão pesa menos. Não só não é mais leve, como continua com o mesmo peso depois de várias voltas.

A poluição deve ser aproximadamente a mesma, mas a dos eléctricos é deslocada do ponto onde está o veículo para o local onde está a produção/depósito de energia/baterias. Acontece que é possível controlar melhor esta poluição.

No geral, o que acho, é que, a grande vantagem dos modelos a combustão - por enquanto - é a autonomia.
Em termos de despesas a médio/longo prazo (só em combustível) não compensa e a velocidade máxima atingida é menor para barcos equiparados.
Outras desvantagens dos barcos a combustão: quando viram ou param, já não navegam mais sem terem que ser resgatados. Claro que isso também acontece aos barcos eléctricos (e por vezes é fatal) mas não é tão frequente.

Desvantagens dos barcos eléctricos: A não impermeabilização (principalmente) do variador traduz-se numa despesa muito superior ao combustível. Se isso acontecer duas vezes num ano, gasto, em números redondos, num variador chinoca de 200Amp (para aviões) €140. Quanto é que isto dá em combustível?

Acho que isto não é uma questão de "vestir a camisola" dos barcos a combustão ou dos eléctricos e defendê-la a todo o custo. Acho que é um tema interessante e longe de estar consensualizado.
Image
paulocapelo

Skilled Senior Member
Moderator
Donator

Topics: 33
Country: PT Portugal

WARNING

Only showing first post
This topic has 28 more replies

You have to be registered and logged in to view these replies.

Login or Register

Return to DiversosTop