Welcome to MultiracingFSR.com! • Join the 142 registered members from United States and the 3631 members around the world! • Click here to register!

Servos - Breve Explicação

Para dúvidas e complementos técnicos sobre servos.

Moderator: RogerPro

Servos - Breve Explicação

Postby carlospt17 » Thu, 16 Jul 2009, 23:57

Servos

Um servo tipo para RC consiste essencialmente num motor de corrente contínua com um circuito de controle de posição acopolado.

O tipo de servos utilizados nos nossos modelos possuiem geralmente uma faixa de trabalho de aproximadamente 180º, contudo o servo não chega a dar sequer uma volta completa no seu eixo, pois as características deste motor / electronica permitem controlar com precisão posicionamento dentro dessa faixa.

Da caixa do servo saem três cabos;
- O vermelho e o preto são utilizados para a tensão de alimentação.
- O outro fio, que costuma ser branco ou amarelo, é o cabo de controle, pelo qual chegam os sinais que informam o ângulo (entre 0 e 180 graus) no qual o servo se deve posicionar.

conector.gif


Funcionamento

No interior, o circuito de controlo de posição recebe o sinal, que informa o ângulo em que o motor se deve posicionar. O resistor variável (que não passa de um pequeno potênciometro linear actuando como sensor de posição), informa ao circuito de controle qual é a posição actual do eixo.

Então o circuito de controle de posição acciona o motor cc (motor de corrente contínua) para que este dê um número de voltas em determinado sentido, até que a posição do eixo registada pelo resistor variável coincida com a posição indicada pelo sinal de controle.

Um jogo de engrenagens faz o acopolamento entre o motor cc e o eixo do servo, proporcionando assim um considerável aumento de torque no mecanismo.
servo_inside.gif


Tensão de Alimentação e Potência do Servo

A tensão de alimentação ao servo é basicamente de 5 Volts, podendo variar entre 4,5 Volts e 6 Volts.
Devido à alta redução do jogo de engrenagens, o torque que obtemos de um servo é bastante grande, tendo em conta o seu reduzido tamanho.

A potência dos servos é especificada pelos fabricantes através do máximo torque e da máxima velocidade ângular em função de duas tensões de alimentação tomadas como referência: 4.8 Volts e 6 Volts.
Quanto maior for a tensão de alimentação, maiores serão os valores que obtemos para o torque e para a velocidade ângular do servo.

Todavia, não devemos ultrapassar tensão de 6 Volts, sob o risco de danificarmos o servo. Devemos consultar as especificações técnicas do fabricante antes de utilizar outros níveis de tensão.
You have to be registered and logged in to view the files attached to this post.
User avatar
carlospt17

Master Member
Global Moderator
Administrator
Founder
Club Member
Donator
 
Posts: 3838
Topics: 388
Joined: Mon, 21 Jul 2008, 01:26
Location: Setúbal
Country: PT Portugal
 
Medals: 14
1st Place in Quarterly Photography Contest 2nd Place in Quarterly Photography Contest (2) 3rd Place in Quarterly Photography Contest (3)
1st Place in Annual Photography Contest 1st Place in National Championship F1 3.5cc Class (2) 1st Place in National Championship FSR V 3.5cc Class (2)
3rd Place in National Championship FSR V 3.5cc Class 1st Place in National Championship FSR V 15cc Class 1st Place in National Championship FSR ECO Class


  • Similar Topics
    Replies
    Views
    Last post

Return to ServosTop

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest