Bem vindo ao MultiracingFSR.com! • Junte-se à nossa crescente comunidade de 4322 membros registados por todo o mundo! • Clique aqui para se registar!

Sistema conta-voltas eletronico, Lap Timer with transponder´sÁlbum

Para dúvidas e complementos técnicos sobre outros componentes electrónicos.

Moderador: RogerPro

Sistema conta-voltas eletronico, Lap Timer with transponder´s

Mensagempor RogerPro » Seg, 20 Out 2014, 23:07

Face a necessidade de dispormos de um sistema contador de voltas preciso e fiavel , e divido ao elevado preço de um sistema completo que pode ir ate aos 4 mil euros no caso do Amb-Mylaps, foi-me atribuida a tarefa de executar um para o Clube Multiracing, o sistema escolhido è baseado no trabalho de Howard Cano do forum Rctech.
http://www.rctech.net/forum/12222187-post251.html

Este sistema ja foi testado e montado em varios clubes e apresenta excelentes resultados na vertente rc auto, vamos ser os primeiros a testa-lo e adapta-lo a barcos rc.
È compativel com os seguintes transponders:

AMBrc RC2 ;RC3
MRT PTX:
MRT PTX-20 (NS):
MyLaps Hybrid:

O esquema eletronico è facultado pelo autor , sendo o software e codigo usado nos microcontroladores "copyrighted", estes são comprados e pre-programados pelo Howard.

Como funciona?

Em duas partes distintas, temos o DECODER e o TRANSPONDER, o Decoder compoe-se em 3 partes:
-Decoder (placa com muita eletronica de nivel logico analogico e cpu que descodifica os numeros dos transponder´s e estampa um "time code" que è enviado a um computador ou tablet)
-Amp Loop (pequeno amplificador que amplifica os sinais vindos da antena "loop" e deve ficar o mais proximo do loop.)
-Loop (circuito receptor em forma de bobine ressonante que recebe o magnetismo do Transponder, vulgarmente chamada de antena, mas o correto è bobine ressonante em portugues)

loop.jpg

bridgeonpontoons.jpg

pontoon.jpg

boatpassingunderloop.jpg


O TRANSPONDER è uma pequena placa alimentada pelo sistema dos radios a bordo dos barcos (5 a 6 volts) que emite um numero codificado 5 mil vezes por segundo (da para riggers, hehhee)
Cada transponder tem um numero diferente , mas cada piloto pode ter os seus transponders com os mesmos numeros para a sua frota. O transponder è montado numa zona do barco desobstruida de tampas metalicas e de carbono para não reduzir a radiação eletromagnetica.
http://www.rctech.net/forum/12228988-post134.html

Este sistema è compativel com os seguintes softwares:
ZRound - Pc e Android
http://www.zround.com/download.php?list.5
FlipSide Racing version 12.52
http://www.flipsideracing.org/downloads/FlipSideRacing-windows-installer.exe

De momento foram adquiridos: 1 cpu para o decoder e 3 cpus para 3 transponders que devem estar prestes a chegar,
Um dos transponders esta praticamente concluido e aguarda apenas o cpu para soldar, os transponders depois de concluidos vão ser isolados em epoxy para garantir proteçao contra a agua e corrosao e montados em caixa de Abs impressa em 3D printer.

Uma nota sobre este sistema e outros transponders compativeis, o sistema è parecido ao utilizado em sistemas profissionais tipo Tag Heuer , ao contrario do que se pensa o transponder não è um emissor de radio, mas sim um gerador magnetico altamente direcional e de muito baixa potencia, o uso de emissores em transponders de conta-voltas apresenta problemas de emissão com falsos disparos e fraca precisao, muitas vezes a antena deteta outros transponders que podem estar afastados da linha de passagem devido a reflexões, oscilaçoes de temperaturas, harmonicas, etcc.
Este transponder ao utilizar um gerador de magnetismo modulado numa frequencia de 5mhz tem a caracteristica de enviar um feixe perpendicular no sentido vertical , o loop vai deteta-lo apenas quando o transponder passar por baixo dele, no caso de varios barcos ao mesmo tempo o decoder vai identificar a ordem da passagem em milisegundos e enviar para o software instalado no pc ou tablet.

Etapas do trabalho efetuado ate a data, que consestiu na impressao a laser do desenho da placa, transferencia do toner para a placa circuito impresso, banho no acido para formar as pistas nas 3 placas, furaçao das placas,e soldadura dos componentes disponiveis.
making_pcb1.jpg

making_pcb2.jpg


making_1.jpg

making_2.jpg

making_3.jpg

making_4.jpg


A placa para o Decoder tera que ser adquirida porque quando ia tentar executa-la è que verifiquei que è de 4 camadas de cobre, a dos transponders é de facil execuçao caseira porque so tem 2, para 4 camadas tem que ser fabrico industrial, aguardo preço e prazo de entrega.
Precisa estar registado e autenticado para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Fast enough , First 100Kmh Club Member , is a small club, i know
Avatar do utilizador
RogerPro

Membro Veterano Avançado
Moderador
Membro de Clube
Doador
 
Mensagens: 1115
Tópicos: 68
Registado: Qui, 24 Jul 2008, 02:14
País: PT Portugal
 
Medalhas: 7
3º Lugar em Concurso Trimestral de Fotografia (3) 2º Lugar em Campeonato Nacional na Classe F1 3.5cc 1º Lugar em Troféu MultiracingFSR na Classe FE OPEN
Prémio de Prata (2)

ALERTA

Mostrando apenas a primeira mensagem
Este tópico tem mais 20 respostas

Precisa estar registado e autenticado para ver estas respostas.


Entrar ou Registar

Voltar para OutrosTopo

Quem está online

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante