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Regulação para a classe Eco Expert LiPo

Para divulgação de regulamentos aplicáveis ao modelismo náutico rádiocontrolado.

Regulação para a classe Eco Expert LiPo

Postby paulocapelo » Tue, 29 Jul 2008, 17:11

Boas,
na sequência do documeto que o João Xavier apresentou, venho aqui deixar a minha contribuição para o início desta classe em Portugal. Como em inglês só me safo minimamente, peço que, quem queira colaborar a tornar esta tradução o mais próxima possivel do original, que o faça por favor. Obrigado.

Fica aqui a tradução mais próxima que consigo.


Federação Mundial de Modelismo Naval e de Modelismo Desportivo.

Regras

Regras M 2008

E. Regulação da Classe

1.Regulação para a classe Eco Expert LiPo

1. Definição

Modelos de construção livre com propulção eléctrica e hélice submersa ( unidades de propulção Hidro/Mono e hélices de superfície que sejam para além do tamanho do casco não são permitidas) com peso mínimo de 1Kg.

1.1 Objectivo da competição

Num precurso triangular apropriado do apêndice B1, conseguir o maior número possível de voltas no tempo estipulado. No mínimo de 3 e um máximo de 6 modelos podem entrar em cada manga. Devido à quantidade de tempo que implicaria, o número de modelos pode ser aumentado para 7 depois da aprovação do responsável pela prova . Contudo isto não deve ser a norma.

1.1.1 Especificações especiais de construção, regulamentos e verificações na classe FSR-ECO Expert LiPo


(1) O tamanho e a forma do número de início (dístico numerado) pode ser encontrado nas Regras
Gerais e é válido para todas as classes.

(2) Só baterias LiPo 2S1P são permitidascomo fonte de alimentação eléctrica para o motor. Cada
célula não pode execeder a voltagem nominal de 4,25V. A voltagem das duas células não pode exceder os 8,50V. O acomulador incluindo os conectores ou cabos e o cabo do balanceador não pode ser mais pesado que 280g. Só um “set” de baterias pode ser usado por manga. O acomulador propulsor/pack de baterias tem que ter acesso fácil no caso de precisar de ser verificado. Se fôr usado um acomulador à parte para o receptor, então tem que ser usado um interruptor bem visível para cortar o circuito.

(3) O motor eléctrico a ser usado não tem restrições.

(4) O motor tem que ter a possíbilidade de ser ligado e desligado pela unidade de rádio control, ou
ser munida de um controlador de velocidade.

(5) O modelo é para ser pesado fora de água numa situação de pronto para iniciar a prova. O peso
total, incluindo o receptor e as baterias mais os respectivos cabos, não pode ser inferior a 1000g
nas classes Eco Expert LiPo (incluindo o dístico do número de partida). A voltagem do
acomulador será medida pelo “breaker” do circuito. O peso do acomulador será medido depois
da corrida.

1.1.2 Regras da Competição


(1) A competição é feita num precurso triangular correspondente às regras da naviga, com a
exepção da boia da curva. A direcção da prova é no sentido contrário dos ponteiros do relógio.
A linha de partida vai numa linha recta em direcção à boia mais afastada na parte de cima do
triângulo. A partir do momento em que os modelos estão na água , a prova começa com um
sinal acústico emitido pelo líder da prova. Neste momento o barco tem que estar com a proa
no ponto de partida. Se um modelo se atrasar a partir e os outros modelos que partiram a
tempo tiverem chegado à boia esquerda, então o piloto atrasado tem que começar pela boia
direita. O impedimento sobre os outros modelos não pode acontecer.

(2) Há 3 ou 4 mangas numa prova. Os resultados das duas melhores mangas são somados. Os 6
melhores concorrentes com os melhores resultados avançam para a última manga, onde o
resultado final é detrerminado. (De outro modo é feita a avaliação observando o regulamento
para concorrentes B Nº 4).

(3) Uma manga dura 6 minutos.

(4) Durante a prova, os barcos que param podem ser apanhados pelo barco de resgate no fim da manga, a menos que o modelo afunde ou possa afundar.

(5) Se uma boia fôr passada pelo lado errado, o concorrente pode virar o seu modelo e navegar à
volta da boia pelo lado certo, tendo em conta que pelo caminho não vai impedir a passagem
dos outros concorrentes. Se isto não acontecer a volta não conta.

(6) Também depois da manga/prova o modelo tem que corresponder às especificações de
construção desta classe. A pessoa responsável pode verificar isto em qualquer altura,
inclusivamente depois da prova.

Copyright bei naviga
M. Dahm Rev 2 Stand 01.01.2008

Tradução livre Paulo Capelo
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