Bem vindo ao MultiracingFSR.com! • Junte-se à nossa crescente comunidade de 4323 membros registados por todo o mundo! • Clique aqui para se registar!

Barcos... Eléctricos ou de Combustão?

Para tópicos sobre modelismo náutico rádiocontrolado que não possam ser inseridos noutro local.

Barcos... Eléctricos ou de Combustão?

Mensagempor paulocapelo » Seg, 03 Jan 2011, 18:32

... é um tema bastante actual e também nos toca a todos os que estamos no modelismo náutico.

No que diz respeito ao peso, penso que é uma dupla desvantagem para os modelos eléctricos. Os modelos pesam aproximadamente o mesmo logo à partida, mas depois de umas voltas ao lago, o modelo a combustão pesa menos. Não só não é mais leve, como continua com o mesmo peso depois de várias voltas.

A poluição deve ser aproximadamente a mesma, mas a dos eléctricos é deslocada do ponto onde está o veículo para o local onde está a produção/depósito de energia/baterias. Acontece que é possível controlar melhor esta poluição.

No geral, o que acho, é que, a grande vantagem dos modelos a combustão - por enquanto - é a autonomia.
Em termos de despesas a médio/longo prazo (só em combustível) não compensa e a velocidade máxima atingida é menor para barcos equiparados.
Outras desvantagens dos barcos a combustão: quando viram ou param, já não navegam mais sem terem que ser resgatados. Claro que isso também acontece aos barcos eléctricos (e por vezes é fatal) mas não é tão frequente.

Desvantagens dos barcos eléctricos: A não impermeabilização (principalmente) do variador traduz-se numa despesa muito superior ao combustível. Se isso acontecer duas vezes num ano, gasto, em números redondos, num variador chinoca de 200Amp (para aviões) €140. Quanto é que isto dá em combustível?

Acho que isto não é uma questão de "vestir a camisola" dos barcos a combustão ou dos eléctricos e defendê-la a todo o custo. Acho que é um tema interessante e longe de estar consensualizado.
Imagem
Avatar do utilizador
paulocapelo

Membro Sénior Qualificado
Moderador
Doador
 
Mensagens: 414
Tópicos: 33
Registado: Qua, 23 Jul 2008, 19:18
País: PT Portugal

ALERTA

Mostrando apenas a primeira mensagem
Este tópico tem mais 28 respostas

Precisa estar registado e autenticado para ver estas respostas.


Entrar ou Registar

Voltar para DiversosTopo

Quem está online

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes